Laboratórios
O Departamento de História conta com os seguintes laboratórios:
LABORATÓRIO: OBSERVATÓRIOS ATLÂNTICOS – OBA
Local: Pavimento superior do Edifício da GeoHistória
Descrição: O Laboratório Observatórios Atlânticos – OBA tem o objetivo de é produzir conhecimentos sobre as conexões históricas globais (com foco na bacia atlântica) em perspectivas locais, acentuando processos de circulação de ideias, pessoas, práticas e produtos. Além do Africano, os Observatórios Atlânticos contam com Observatórios das Américas e das Artes. As atividades desenvolvidas no OBA congregam atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ações para a educação para as relações étcnico-raciais, através da formação inicial e continuada de professores de ciências humanas sobre história da África e história afro-brasileira e artes negras, ações de extensão universitária com programas na rádio universitária sobre a história musical americana e africana e ações de extensão em interface com ensino e pesquisa de difusão de notícias que visem desconstruir estereótipos sobre os continentes americano e africano.
Palavras-chave: História da África; História das Américas; História das Artes; Relações Étnico-raciais; Artes Negras.
Integrantes: Coordenadora: Prof. Priscila Ribeiro Dorella
Exposição Moçambique é maningue nice! : www.jornalismo.ufv.br/mocambique/
LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DAS IDEIAS E CONTEXTOS CULTURAIS – LEHICON
Local: Pavimento superior do Edifício da GeoHistória
Descrição: O Laboratório de Estudos de História das Ideias e Contextos Culturais (Lehicon) tem como objetivo proporcionar um espaço de interação para a troca de experiências entre profissionais e pesquisadores dos mais diversos níveis, a partir das condições criadas pelo confronto direto entre os problemas relacionados à pesquisa histórica. Criado como núcleo de apoio às atividades regulares do Grupo de Pesquisa História, cultura e as genealogias do presente, interessa ao Lehicon consolidar uma agenda de pesquisa e de ações orientadas pelos mais variados enfoques, tais como discussões de trabalhos de pesquisas finalizados ou em andamento, ciclos de debates, minicursos, palestras regulares com convidados internos e externos, em suma, atividades que permitam fomentar, desenvolver e divulgar a pesquisa histórica.
Com efeito as atividade do Laboratório vinculam-se aos interesses teóricos e historiográficos do Grupo de Pesquisa História, cultura e as genealogias do presente, calcados em duas hipóteses fundamentais: a de que toda perspectiva histórica constitui uma genealogia do presente; e a de que toda reminiscência do passado é submetida a um processo de seleção, ordenação e racionalização, que define e justifica as configurações do tempo presente. Assim, o fio condutor é a recuperação das concepções teóricas, bem como as ideias subjacentes aos instrumentos culturais que dão sentido e estabilidade às sociedades e foram veiculados por meio dos mais diversos suportes, sejam materiais, ou imateriais e que se desdobram a partir de relações contextuais que comportam a memória social.
Palavras-chave: História Social; História Cultural.
Integrantes: Coordenadores: Prof. Rubens Leonardo Panegassi e Prof. Patrícia Vargas Lopes de Araújo
LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DA FAMÍLIA – LHF
Local: Pavimento superior do Edifício da GeoHistória
Descrição: Criado em 2015, o Laboratório de História da Família
Palavras-chave: História Demográfica; História da Família; Mobilidade Social; Análise de Redes Sociais; Representações da Morte; Infância; Elites Regionais; História Regional; História do Canadá.
Integrantes: Coordenadores: Prof. Luiz Lima Vailati e Prof. Ana Paula Ribeiro Freitas
LABORATÓRIO DE NARRATIVAS, HISTÓRIAS, IDENTIDADES, MEMÓRIAS SOCIAIS – NHIMES
Local: Pavimento superior do Edifício da GeoHistória
Descrição: Criado em 2013, o NHIMES é um espaço de estudo e produção de conhecimento em História, que congrega pesquisadores que compartilham entre si a consciência de que a história é uma forma de hierarquizar, preservar e produzir a memória exteriorizada, marcada por uma racionalidade e uma objetividade próprias, oriundas de seus contextos de criação (temporais, institucionais, sociais, culturais e geográficos). O universo de inspeção privilegiado pelo laboratório é aquele composto de um arquivo que não se resume ao universo burocrático dos textos oficiais, mas estendido aos textos literários, aos conhecimentos formais da disciplina histórica e suas necessárias relações com outros campos científicos, às memórias e narrativas de viajantes e personagens, às transformações do espaço e às intervenções na natureza promovidas pela ação humana. Desta forma, os estudiosos do NHIMES buscam investigar os mais variados aspectos que refletem as especificidades do estar o homem no mundo, da modernidade ao tempo presente, como a construção cultural das instituições; os fluxos migratórios; as crenças, representações e escritas do Sagrado em suas variadas interpretações e formas de existência; a consolidação e a reprodução da memória; a transformação urbana e a ocupação do território, entre outros. Neste sentido, o NHIMES tem permitido e incentivado o desenvolvimento de pesquisas, da graduação à pós-graduação, projetos de extensão, práticas de ensino e docência, organização de eventos e atividades de cunho científico, publicações e outros tipos de propostas que dialoguem com os nossos propósitos.
Palavras-chave: História Cultural; Identidades; Memórias Sociais; Modernidade; Territórios.
Integrantes: Coordenador: Prof. Angelo Adriano Faria de Assis
LABORATÓRIO MULTIMÍDIA DE PESQUISA HISTÓRICA – LAMPEH
Local: Pavimento inferior do Edifício da GeoHistória
Telefone: (31) 3612-7427
Descrição: Criado em 2004, o Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica reúne ações de conservação preventiva, digitalização e acesso virtual de acervos históricos de Minas Gerais. Possui acervo de microfilmes de jornais do século XIX, acervo de CDs (Projeto Resgate) e o site www.lampeh.ufv.br/acervosmg que disponibiliza acervo online constituído a partir de projetos de digitalização de fontes documentais de acervos da Casa Setecentista de Mariana (em convênio com o IPHAN), bem como banco de dados digitais do Arquivo da Câmara Municipal de Viçosa.
Palavras-chave: Pesquisa Histórica; Patrimônio Documental; Acervos Históricos.
Integrantes: Coordenador: Prof. Jonas Marçal de Queiroz
ARQUIVO CENTRAL E HISTÓRICO DA UFV – ACH
Local: Casa 10, Vila Gianetti – Campus Universitário, Viçosa-MG
Telefone: (31) 3612-3005
Descrição: O Arquivo Central e Histórico da UFV foi criado por meio da Portaria n. 535 de 1985. O professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo José Marcondes Borges foi responsável por sua implantação e organização, a partir do recolhimento e organização do acervo remanejado dos diversos órgãos da universidade. Inicialmente, esteve vinculado à Divisão de Assuntos Culturais da UFV. Em 2001, passou a ser vinculado ao curso de História. Na última década, uma série de ações de organização e difusão do acervo envolvendo servidores técnico-administrativos, professores e estudantes de graduação do DHI propiciou a organização de boa parte da documentação salvaguardada ali, que tem resultado no desenvolvimento de pesquisas fundamentadas no corpus documental do ACH-UFV.
Palavras-chave: Acervo Institucional; Patrimônio Documental; Acervos Históricos.
Integrantes: Coordenador: Eduardo Luiz dos Santos – Arquivista