20 ANOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFV

Neste mês de julho, o curso de História da UFV completou 20 anos de criação, que ocorreu no dia 12 de Julho de 2000. A primeira turma de licenciatura e bacharelado iniciou suas atividades em março de 2001. O DHI planejava um grande evento presencial para comemorar a data e refletir sobre a história do curso e o futuro da nossa profissão. Apesar dos planos adiados devido à pandemia, não gostaríamos que a data passasse sem que fosse merecidamente lembrada. Pensando nisso, realizaremos nas próximas duas semanas, o evento online “História da UFV – trajetórias e perspectivas”, com a participação de professores e ex-alunos. Será imperdível!

site_20_07 (4)

site_20_07 (5)

As duas primeiras lives de comemoração da criação do curso ocorrerão nos dias 22 e 23 de Julho.

A primeira mesa será composta por docentes dos primeiros anos do curso de História da UFV. France Maria Gontijo Coelho coordenou a implantação do curso, sendo também professora das primeiras turmas. Fábio Faria Mendes era professor da UFV na ocasião e acompanhou todo o processo de criação e consolidação da licenciatura e bacharelado em história ao longo dos últimos 20 anos. Karla Leal Luz de Souza e Silva foi professora nos anos de 2001 e 2002. A professora Patrícia Vargas Lopes de Araújo mediará a mesa.

A segunda mesa contará com a presença de alguns dos primeiros alunos do curso. Calouros sem veteranos, Fernando Antônio Alves da Costa, Icaro Trindade Carvalho e Ana Paula Ribeiro Freitas foram alunos da primeira turma do curso de história da UFV e Juliana Ramalho Pereira foi aluna da segunda turma do curso. Os sonhos estudantis, os desafios de ingressar em um curso recém-criado e as trajetórias profissionais dos convidados serão temas centrais dessa live. Ana Paula Ribeiro Freitas mediará o saudoso (re) encontro entre os ex-alunos. A transmissão será realizada no Facebook e YouTube do DHI.

Participem conosco!