Professor do Departamento de História lança livro sobre educação antirracista

Acaba de ser lançado o livro Ensino antirracista na educação básica: da formação de professores às práticas escolares, organizado pelo professor do Departamento de História, Thiago Henrique Mota. Resultado de um projeto de extensão desenvolvido em 2019 com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX), o livro oferece metodologias de trabalho para formação inicial e continuada de professores e para práticas escolares na educação básica, sempre com perspectiva antirracista.

A obra resulta do projeto de extensão “As artes negras em Minas Gerais: identificação de acervos, divulgação dos artistas e produção de material de apoio ao ensino de História e Cultura afro-brasileira”. Associado à disciplina de Laboratório de Ensino de História II (HIS465), ministrada em 2019, o projeto buscou promover estratégias para a educação das relações étnico-raciais, em cumprimento da lei 10.639/2003. Para isso, foi realizado um ciclo de conferências dedicadas a professores da educação básica de Viçosa e estudantes dos cursos de licenciatura da UFV com pesquisadores de diversas instituições do Brasil. Eles foram convidados a refletir sobre metodologias de ensino a serem aplicadas a seus objetos de pesquisa, visando à difusão do conhecimento acadêmico na educação básica.

Os estudantes da disciplina HIS465 participaram de várias das conferências, que foram realizadas no COLUNI, em parceria com a professora de História do colégio, Raquel Sousa Lima. Em seguida, os estudantes se engajaram nas atividades da Semana da Consciência Negra junto a escolas públicas de Viçosa, como a Escola Municipal Coronel Antônio Silva Bernardes, onde trabalharam com a professora de História, Selma Marques. O resultado foi uma maior integração entre o ensino superior e a educação básica, contribuindo para a formação de novos professores e a inserção de pesquisas realizadas no ensino superior junto aos níveis fundamental e médio.

O livro que acaba de ser lançado é resultado dessa iniciativa e traz metodologias práticas para trabalho tanto na formação docente (inicial e continuada) quanto no exercício da profissão na educação básica. A obra foi publicada com o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e encontra-se disponível para download gratuito no site da editora, através do link: https://www.editorafi.com/182antirracismo

Divulgação_livro_Thiago

(fonte: Thiago Henrique Mota Silva)