Professor do Departamento de História realiza visita técnica na África Ocidental

Entre os dias 03 de fevereiro e 03 de março, o professor da área de História da África do Departamento de História, Thiago Mota, realizou pesquisas em arquivos e museus do Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau, no noroeste do continente africano. O professor integra uma rede que congrega pesquisadores brasileiros, europeus e africanos e contou com financiamento da União Europeia. Membro da equipe do projeto Slavery in Africa: a dialogue between Africa and Europe (H2020-MSCA-Rise-2016, 734596/ SLAFNET), Thiago Mota dedica-se a estudos sobre o Islã na África Ocidental e suas relações com instituições sociais, como a escravidão vivida entre os séculos XV e XIX. Na oportunidade, o professor visitou arquivos e museus em Dacar (Senegal), Banjul (Gâmbia) e Bissau (Guiné-Bissau), além de participar de um simpósio internacional em Cacheu (Guiné-Bissau) e ministrar uma conferência na Universidade Cheikh Anta Diop, em Dacar.

“A possibilidade de estabelecer diálogos com pesquisadores vinculados a universidades africanas é fundamental para a ampliação de nossa capacidade analítica, buscando estratégias para romper com o eurocentrismo que ainda domina grande parte das ciências humanas e sociais no Brasil”, argumenta o professor. Ele também destaca que o investimento em relações entre a UFV e instituições de ensino superior africanas é uma estratégia importante para a internacionalização da universidade. “Realizar pesquisas, participar de simpósios e ministrar conferências no continente africano amplia o potencial de impacto da UFV, pois aumentamos o leque de interlocutores e nos tornamos conhecidos por nosso trabalho onde predomina a influência de modelos vindos do norte global”, pondera.

Encontro Senegal

O professor Thiago Mota com pesquisadores senegaleses após a conferência “Ganagoga et la succession du Grã-Fulo: participation des Juifs portugais aux réseaux politique africains (Sénégambie, XVIe-XVIIe siècles)”, ministrada na Université Cheikh Anta Diop, em Dacar.

A visita técnica avançou as conversações rumo a um convênio de cooperação internacional entre a UFV e a Université Cheikh Anta Diop (UCAD), maior universidade do Senegal e uma das principais da África Ocidental. Se firmado o convênio, a UFV receberá a visita de um professor senegalês, em novembro, para ministrar conferências e cursos de curta duração junto aos programas de graduação e pós-graduação. Em 2019, já foi assinado um acordo entre a UFV e a Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, que possibilitará novas pesquisas e projetos coletivos entre investigadores dos dois países. Espera-se que o mesmo efeito ocorra em relação ao Senegal.

(Fonte: Prof. Thiago Mota)