Seminário Virtual Internacional de História Moderna

Além da valiosa carga de mercadorias vindas do Oriente, os navios genoveses trouxeram uma pestilência mortal a bordo. O comércio, em franca expansão na Europa de meados do século XIV, possibilitou a difusão e o rápido alastramento de uma pandemia facilmente observada por suas rotas e destinos que alterou, inclusive, as atitudes do homem diante da morte. Na América, dois séculos mais tarde, é possível observar o efeito devastador da varíola entre os índios, ceifando aos milhares suas vidas. O “desencravamento planetário”, resultado mais significativo da expansão europeia, garantiu o fim do isolamento das diversas partes do mundo, que passaram a trocar mercadorias e experiências culturais – na maior parte das vezes, de maneira desigual –, mas, também possibilitou o que já foi chamado de “unificação microbiana do mundo”.
Assim como hoje, os indivíduos daquele tempo tiveram de enfrentar essas enfermidades, propondo soluções das mais variadas, desde sangrias, “águas de cheiro” e toda sorte de feitiçarias, bem como apelar para uma conhecida nossa: a quarentena. O isolamento foi um importante aliado. A segunda edição do Seminário Virtual Internacional de História Moderna não poderia, então, deixar de tratar de uma temática tão atual: epidemias, doenças e discursos médicos.

site_20_06_seminário história moderna

EM BREVE, DIVULGAREMOS AS INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES!

(fonte: Angelo Assis)