Edifício da GeoHistória
E-mail: dhi@ufv.br

VI Semana de História da UFV

Horizontes Históricos: (Des)Construção de Saberes e Demandas do Presente

site_20_08_semana de história (1)

A VI Semana de História da UFV, com o título Horizontes Históricos: (Des)Construção de saberes e demandas do presente, traz consigo o objetivo de perceber e debater o conhecimento histórico produzido na contemporaneidade, buscando, a partir daí, ampliar e criar novos horizontes e perspectivas, acerca da (des)construção de saberes e demandas do presente. Assim, a fim de melhor compreender os processos pelos quais essa temática perpassa e diante da conjuntura de um determinado revisionismo histórico em constante diálogo na construção de uma narrativa e de fortalecimento dos espaços democráticos, busca-se uma perspectiva que possa englobar a academia e os saberes de outros setores da sociedade.

Nesse sentido, reunir-se-ão historiadores, pesquisadores das diversas áreas das ciências humanas, movimentos sociais e artistas, provocando reflexões e compartilhando inquietações. Esperamos ainda que esse evento possa contribuir para instigar pesquisadores a se lançarem no desafio da temática e os usos das fontes, trilhando novos percursos para o conhecimento histórico.

Portanto, a proposta deste espaço é percorrer caminhos que (des)construam as múltiplas temporalidades e formas perceptíveis nas relações entre a diversidade presente na formação do conhecimento histórico e sua utilidade, considerando a conjuntura política e os cenários históricos.

site_20_08_semana de história (2)

Mais informações no site www.semanadehistoriaufv.com e na página do Facebook da Semana de História.

(fonte: Comissão Organizadora da Semana de História)